googled6ec9d6834c8e7b8.html BLOG O BRAÇO DE OURO: VOCÊ SABIA?

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

VOCÊ SABIA?


Você sabe de onde vem a expressão "Urso" no Bolão? A denominação de "Urso" é reservado ao Bolonista que converte o menor número de pinos em jogos treinos, amistosos ou oficiais. Não encontramos registros oficiais sobre o tema, mas sabe-se que, no início deste século, em Rolante, um Grupo de Bolão pertencente à Sociedade de Canto Carlos Gomes, de Taquara, de praxe, oferecia ao último colocado, um belo urso de pano preto, que deveria acompanhá-lo no retorno à sua casa. Conta a história, que um dos atletas do  Clube foi agraciado com o "Urso" numa das noites de treinos e viu-se forçado a transitar pela rua segurando o incômodo troféu. No caminho de casa, refletia como livrar-se dele, por não encontrar justificativas convincentes para explicar a humilhação para a sua esposa. Ao passar por uma janela aberta, onde reluzia um lampião, feliz, se desfez dele lançando-o na sala indo cair entre as crianças que ainda brincavam, causando-lhes um enorme susto. Os pais acorreram ante os gritos das crianças e devolveram o "Urso" ao atleta. Desculpando-se, abraçou seu "Urso" e, desolado, foi dormir. 
Outro fato curioso sobre o tema aconteceu numa rodada do Regional de Bolão do Alto Taquari (ARBAT), em julho de 2009. No jogo entre os Grupos de Bolão 1º de Maio e Juventude, a diretoria do 1º de Maio, premiou o atleta Urso da equipe do Grupo Juventude com um belo prêmio. Este atleta retribuiu a gentileza premiando um dos atletas do 1º de Maio com sua bola de Bolão, a qual ele jogara naquela noite. Agora, resta saber se o atleta "urso" da equipe do Juventude também não tenha encontrado uma forma lúdica de livrar-se da prova da sua humilhação.
Outro fato inusitado aconteceu na disputa do Rei e Rainha do Bolão da 3ª Idade de Piratuba/SC, em 2011. A competição, além do Rei e Rainha, premiava os "Ursos" também. Após cinco rodadas, todas as categorias já haviam sido definidas, menos quem seria a "Ursa" da edição daquele ano. Duas atletas estavam empatadas com 702 pinos cada. Como a medalha era destinada para quem pontuasse menos, o critério de desempate foi o número de "noves". Só que, neste caso, a comissão verificou qual foi a atleta que fez "menos noves". Quem menos conseguiu fazer "noves" foi a atleta Lúcia Maria Barbosa Discovi que, assim, ficou com o título de "Ursa" da competição. 
E a gente acha que já viu tudo no Bolão, não é mesmo?

Foto: Reprodução Internet

Fonte: KRELING, Maria Helena, O Bolão, Porto Alegre, Martins Livreiro Editor, 1984, Páginas 134 e 135. 
Fonte: Rádio Verdes Vales FM - colaboração Werner Prediger.
Fonte: Blog EderLuiz.com.vc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.